Home » Jota Joti » História

jamboree

História do JOTA:

No Jamboree Mundial de 1957, em Sutton Coalfield, no centro de Inglaterra, no qual participaram cerca de 35.000 Escuteiros provenientes de 62 países, foi montada uma grande Estação de Radioamadorismo. Esta Estação, que operava com o indicativo GB3SP, fez um total de 1712 contactos para 71 países.

Em 1958 (10-11 de Maio) realizou-se o primeiro JOTA – Jamboree On The Air (Jamboree no Ar), actividade a nível mundial em que milhares de Escuteiros pelo mundo fora comunicavam através de Estações de Radioamadorismo. O êxito desta actividade foi tal que passou a ser realizado anualmente.

A participação num JOTA implicou sempre o apoio de radioamadores e a utilização das suas Estações, tornando-se para muitos Agrupamentos um objectivo difícil de alcançar, uma vez que requer sempre a participação de terceiros. No entanto, a popularidade desta actividade Escutista foi sempre crescente e nunca posta em causa. É uma ocasião para comunicar com Escuteiros no próprio país e, mais excitante ainda, Escuteiros estrangeiros, trocando experiências e ideias, contribuindo desta forma para a fraternidade Escutista mundial.

Quando os escuteiros querem conhecer jovens de outros países normalmente pensam em participar num Jamboree Mundial ou outra actividade internacional. Mas poucas pessoas sabem que todos os anos cerca de 400.000 Escuteiros e Guias se juntam através das ondas da rádio no Jamboree no Ar. Modernas tecnologias de comunicação oferecem ao Escuteiros a excitante oporunidade de fazer amizades noutros países sem sequer saírem de casa…

O JOTA é uma actividade mundial onde Escuteiros e Guias de todo o Mundo falam entre eles por meio de contactos via radio. São trocadas experiências Escutistas e são partilhadas ideias via ondas de rádio.

Sem restrições de idade, de número de participantes e praticamente sem despesas o JOTA fornece uma oportunidade para os Escuteiros e Guias contactarem entre si por meio do radioamadorismo.

As estações de rádio são operadas por radioamadores licenciados. Actualmente muitos Escuteiros já são portadores de uma licença de amador, mas a maioria participa no JOTA com o apoio de associações de radioamadores ou de radioamadores particulares que deslocam as suas estações para o local do JOTA.

História do JOTI:

A partir de 1996, e tendo em conta o desenvolvimento do Escutismo na Internet, sendo este um poderoso meio de comunicação entre Escuteiros, começou a realizar-se oficialmente e em paralelo com o JOTA, o JOTI – Jamboree On The Internet (Jamboree na Internet).

O JOTI tem uma página oficial, no Bureau Mundial, em http://jotajoti.info/

JOTA JOTI realiza-se anualmente no 3º fim de semana do mês de Outubro, desde as 00h00 de Sábado até às 24h00 de Domingo (hora local), num total de 48 horas.

 

Galeria com os Cartões de Participação de todos os Jotas Jotis:

Partilha com os teus amigos...Share on Facebook14Google+0Tweet about this on TwitterPrint this page