Home » Blog » Dia Mundial da Rádio – 13 fevereiro

A UNESCO na sua 36ª assembleia geral realizada a 3 de novembro de 2011 aprovou o dia 13 de fevereiro como Dia Mundial da Rádio. Esta data foi escolhida por ser a data da primeira emissão da emissora de radiofusão das Nações Unidas em 1946.

 

“… a rádio será no futuro o hobby dos rapazes… é uma atividade enriquecedora cujo futuro é prometedor … espero que os escuteiros a saibam aproveitar.”, são palavras de lord Baden-Powell em 1913 quando da visita a uma estação de rádio.

 

Seguindo os conselhos do Fundador do Escutismo em 1947 durante o 6º Jamboree Mundial as primeiras experiências começaram com a instalação de uma estação de radioamador, F9CQ/JAM, no entanto foi apenas em 1957, durante o Jamboree do Jubileu, em Londres, com Les Mitchell (G3BHK) que nasceria o atual Jamboree no Ar – JOTA, que é a mais antiga atividade anual e mundial, do movimento Escutista / Guidista.

Em 1996 com a expansão da internet nasceu o Jamboree na Internet – JOTI.

Hoje e apesar do momento que atravessamos, o JOTA/JOTI é a maior atividade anual do escutismo, juntando mais de dois milhões e meio de escuteiros e guias num único fim de semana.

Por ser uma atividade de enorme interesse educativo foram criadas diversas especialidades nesta área, com o intuito de incentivar os jovens nas diferentes formas da comunicação, conforme se pode constatar aqui.

Partilha com os teus amigos...Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print